domingo, 9 de maio de 2010

Um Poema - Francisco Marcelo Cabral


Assim simples
(O milagre acontece e, quando acontece, acredite,
a vida sabe como celebrar” - Maharaji *)

Quando a água do mar vem
Repleta de alimento e vida
a ostra simplesmente a recebe e aceita
e gratidão é o seu brilho de pedra molhada.

Quando cai a chuva
Fecundando os delicados pelos da umidade
A relva simplesmente a recebe e aceita
E gratidão é o seu verde sem manchas.

Quando o sol se levanta
Com sua coroa de luzes quentes,
As flores simplesmente o recebem e aceitam
E gratidão é sua variada beleza.

Quando essa respiração vem
Com sua renovada força de vida
Não perguntes nada
Simplesmente a recebe e aceita
E gratidão seja a música de tua alegria

• Mestre-guru indiano.

6 comentários:

  1. Vanderlei,

    você não poderia ter começado melhor. Com poema do Marcelo Cabral. Parabéns pelo poema e pelo blog. Abraço, Joaquim

    ResponderExcluir
  2. Mestre Chiquinho Cabral,
    o seu poema (que eu já conhecia, que não sou bobo), me lembra uma citação do saudoso Hélio Pelegrino: "Se se quer amar a Deus, que se aprenda, com reverência, a chupar laranja e a beber água"
    Salve, poeta!

    P.S. - Aqui é Minas e é quase noite.

    ResponderExcluir
  3. Mestre Chiquinho Cabral,
    o seu poema (que eu já conhecia, que não sou bobo) me lembra uma citação do saudoso Hélio Pelegrino: "Se se quer amar a Deus, que se aprenda, com reverência, a chupar laranja e a beber água".
    Salve, poeta.

    P.S. - Aqui é Minas e é quase noite.

    Zeca Junqueira

    ResponderExcluir
  4. É um dos Poemas mais Lindo que já lí em toda Minha Vida, Parabénssssssss!!!
    E. Lopes-Nobres-Mt.
    paiakam_nbs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Mestre Chiquinho Cabral,

    o seu singelo poema (que eu já conhecia, não sou bobo) me remete a uma citação do saudoso escritor e psicanalista (genial) Hélio Pelegrino: "Se se quer amar a Deus, que se aprenda, com reverência, a chupar laranja e a beber água".
    Salve, poeta.
    P.S. - Aqui é Minas e é quase noite.

    Zeca Junqueira

    ResponderExcluir
  6. Pequeno, quando há no mundo um poeta da têmpera de FMC, é porque o mundo e as pessoas ainda têm jeito. Um poeta que, em "Inexílio", a propósito de Cataguases, diz que "Ninguém me fará te amar menos", só pode ser um iniciado. Depois desse milagre, como seu poema, é assim simples, crer na vida, na natureza, nas pessoas e na arte. AInda bem que existe um Chico Cabral, senão o mundo seria bem pior. Abraços, Ronaldo Cagiano

    ResponderExcluir